Urologia Feminina
Prolapsos Genitais de Órgãos Pélvico
O prolapso genital de órgãos pélvicos é definido como a descida pela vagina de pelo menos uma estrutura pélvica, incluindo o útero e colo uterino, bexiga, intestino e/ou reto, de causa não totalmente esclarecida. As pacientes podem apresentar sintomas tais como dor durante a relação sexual, dor vulvar ou perineal, sensação de “bola na vagina”, entre outros. O tratamento deve ser individualizado de acordo com o grau do prolapso e sintomas da paciente.
Incontinência Urinária
A incidência de distúrbios da micção varia de acordo com sua a sua origem, atingindo números tão altos quanto 25% de incontinência urinária em mulheres na pós-menopausa, sendo assim considerada por muitos uma das novas epidemias do século XXI.
Incontinência urinária é qualquer perda de urina involuntária em homens e mulheres, independentemente de ter ocorrido durante a atividade física ou não. O tratamento dessa condição depende da causa da incontinência urinária e da intensidade dos sintomas, entre eles podemos citar: uso de medicamento, fisioterapia perineal e cirurgia
Bexiga Hiperativa
A incidência de distúrbios da micção varia de acordo com sua a sua origem, atingindo números tão altos quanto 25% de incontinência urinária em mulheres na pós-menopausa, sendo assim considerada por muitos uma das novas epidemias do século XXI.
Um importante distúrbio da micção é a bexiga hiperativa que se caracteriza por episódios de urgência para urinar, que frequentemente está associado ao aumento do número de micções durante o dia, podendo ou não vir associado de perdas urinárias. Seu tratamento também depende da gravidade dos sintomas e pode ser realizado através do uso de medicações, fisioterapia perineal e cirurgias.
Síndrome da bexiga Dolorosa / Cistite Intersticial
A síndrome é caraterizada por dor crônica recorrente no baixo ventre, urgência e o aumento da frequência miccional. Como esses indícios são semelhantes a outros transtornos do trato urinário, essa é uma patologia de difícil diagnóstico, o que retarda o início do tratamento e o alívio dos sintomas dos pacientes. Procure um urologista e saiba mais sobre essa doença.
Infecção Urinária
Na idade adulta, mulheres têm maior risco de apresentar infecção do trato urinário (ITU) que os homens. Cerca de 50% das mulheres terão ao menos um episódio de ITU em algum momento da vida. Fatores ambientais, comportamentais, patologias do aparelho urinário e alterações hormonais são algumas das causas de cistite. Por isso, é tão importante o acompanhamento médico em casos de itu de repetição.